quinta-feira, 3 de julho de 2014

RETA FINAL DA MELHOR COPA DA HISTÓRIA! QUEM CHEGA A SEMIFINAL?

Desses dois quem vai sorrir e quem vai chorar?
A melhor Copa da história está chegando a sua fase mais aguda. São oito seleções; 4 campeãs: Brasil, Alemanha, Argentina e França, além de Holanda, Bélgica, Colômbia e a surpresa Costa Rica brigando pra chegar entre as quatro melhores do mundo.
Essa Copa se caracterizou pelo equilíbrio dos jogos, muita correria e muitos gols, o que faz apontarmos favoritismo pra alguma das seleções algo praticamente impossível. Mas vamos tratar um pouco de cada seleção e sua campanha nessa Copa.
O Brasil tem feito uma campanha muito abaixo das expectativas. Quem lembra da final da Copa das Confederações onde a seleção deu um baile nos espanhóis e venceu por 3x0, está completamente decepcionado com o time atual. Mas será que a Espanha eliminada na 1ª fase da Copa, era um adversário tão forte como pensávamos? O empate contra o México foi muito criticado, mas será que o México é um adversário a se desprezar? Os holandeses que quase perderam deles que o digam né?
Estão comentando muito também sobre o fator psicológico da seleção. Eu acho que isso pode pesar realmente, já que a seleção brasileira é sempre muito cobrada por títulos e principalmente jogando em casa. Acho que o Felipão não considerou esse fator quando convocou os jogadores e começou a cantar vitória e título meses antes do inicio da Copa. Talvez a presença de jogadores com mais experiência em Copas poderia ter ajudado, mas agora são esses jogadores que poderão ou não levar a seleção a semifinal. Tomara que consigam!
Nossos adversários colombianos tem até o momento a melhor campanha da Copa com 4 vitórias e 11 gols marcados, mas temos que questionar os adversários que eles venceram: Grécia, Costa do Marfim, Japão e Uruguai(sem Luis Suarez). O teste de fogo mesmo será contra o Brasil. Porém, os colombianos não tem o peso de ter que vencer porque já são responsáveis pela melhor campanha da história da Colômbia. Isso pode motivá-los a querer mais ou por outro lado, enfrentar a seleção aqui no Brasil sem nunca ter vencido pode passar a sensação que o objetivo deles já foi cumprido.
Na outra partida se enfrentam Alemanha e França. Os franceses vem muito bem nessa Copa e terão um adversário de peso nas quartas de final. Será de longe o jogo mais equilibrado e esperado entre 2 campeões, mas a Alemanha tem mais tradição e até hoje, em 18 participações em Copas conseguiu 12 vezes  chegar a semifinal. Esse retrospecto é melhor até que o brasileiro que conseguiu 10 vezes chegar a semifinal em 20 participações.
No sábado teremos mais 4 equipes disputando 2 vagas na semifinal e em seguida uma vaga na final. A Argentina está jogando para o gasto. Apesar de ter Messi, tem ganho com resultados apertados, 1x0 contra o Irã no final do jogo e 1x0 na Suíça no final da prorrogação. O adversário será a Bélgica que tem um time badalado que joga bem no ataque mas não tem muita preocupação em se defender. Não deve ser páreo pra Argentina.
No ultimo jogo das quartas de final, a Holanda depois de eliminar o México nos últimos minutos da partida, enfrenta a surpreendente Costa Rica que eliminou na 1ª fase nada mais que Itália e Inglaterra, mas já foi muito longe. Não deve passar pela Holanda.
E sendo assim, meus palpites para as semifinais são esses:

Brasil x Alemanha
Argentina x Holanda

quarta-feira, 2 de julho de 2014

AGORA SÃO APENAS OITO NA BRIGA PELO TÃO SONHADO TÍTULO!

O caminho de cada seleção até a final.
 Essa é definitivamente a melhor Copa da história! Os jogos tem sido excelentes, a média de gols ótima e o equilíbrio nos jogos tem sido a tônica dessa Copa. Os goleiros tem sido destaque durante as partidas mesmo com muitos gols acontecendo, o que significa que os ataques estão prevalecendo sobre as defesas.


Pogba marcando contra a Nigéria.

Nas oitavas de final, o que assustou a todos nós brasileiros no 1º jogo contra o Chile tem sido o drama de todos os times, sejam mais ou menos tradicionais. Até agora, dos 8 times classificados para as quartas de final, só Colômbia e França tiveram um pouco mais de tranquilidade para passar pelos seus adversários não tendo que enfrentar uma prorrogação. A Holanda venceu no tempo regulamentar mas estava perdendo do México até os 42 minutos do 2º tempo e depois virou o placar em 5 minutos.


Falta ensaiada? Será?
 Os jogos de segunda e terça não foram diferentes. No jogo entre França x Nigéria apesar de não ir para prorrogação, foi bem disputado e equilibrado com vitória da França por 2x0, e no jogo entre Alemanha x Argélia, um dos melhores da Copa, com o goleiro argelino Raiz Mbolhi sendo destaque com varias belas defesas. Apesar da derrota os argelinos também causaram dificuldades à defesa alemã. Agora França e Alemanha se enfrentam por uma vaga nas semifinais contra o vencedor do jogo Brasil x Colômbia.
 
 
Messi carregando a bola para deixar
Di Maria livre pra marcar.
No jogo contra a Suíça, assim como foi contra o Irã na 1ª fase, a Argentina de Messi teve dificuldades pra vencer, marcando nos últimos minutos da prorrogação. O time do Messi ainda não fez uma atuação digna de um time favorito ao título. No outro jogo do dia, a Bélgica fez um jogo franco contra os Estados Unidos onde qualquer um podia ter ganho. O destaque da partida foi o goleiro Tim Howard que fez 16 defesas e bateu o recorde de defesas em um único jogo em Copas. Ao final, na prorrogação os belgas acabaram vencendo por 2x1, mas tomaram pressão nos últimos minutos. No sábado os argentinos jogam contra o time belga e o vencedor pegará na semifinal o vencedor entre Holanda e Costa Rica. Tá pintando uma semifinal sensacional digna da melhor Copa da história!

domingo, 29 de junho de 2014

MAIS 3 CLASSIFICADOS PARA AS QUARTAS DE FINAL: AGORA É A VEZ DA COLÔMBIA!

Esse é o cara da Copa até o momento. Um dos melhores jogadores na 1ª fase e artilheiro com 5 gols.
No jogo entre Colômbia e Uruguai era muito aguardado pela ótima campanha na 1ª fase dos colombianos e expectativa sobre a postura do time uruguaio depois da punição de Luis Suarez. Se os uruguaios reagissem bem e incorporassem a velha garra tradicional a equipe celeste, seria um adversário duríssimo, mas a Colômbia acabou impondo seu jogo técnico e venceu com certa facilidade por 2x0 com dois gols do meia James Rodriguez que chegou a artilharia da Copa com 5 gols. Agora eles vão enfrentar o time do Felipão. Será que dá pra derrotá-los?
 
Holandeses comemorando mais uma virada na Copa.

 
Jogo onde a preocupação maior era o calor de Fortaleza as 13hrs, a Holanda escolheu jogar nos contra-ataques enquanto a posse de bola ficou para os mexicanos. O México abriu o placar no inicio do 2º tempo e a situação se inverteu. A Holanda precisando empatar foi a frente e o México se fechou na defesa. Quando parecia que tudo estava resolvido, aos 40 minutos do 2º tempo a Holanda empatou com Sneijder e aos 47 minutos numa jogada individual de Robben que acabou sofrendo o pênalti, a Holanda virou o jogo.
 
Costa Rica nas Quartas de Final - Fato inédito!

Jogo muito equilibrado. A Costa Rica abriu o placar só no inicio do 2º tempo e obrigou a Grécia a ir pro ataque. Em seguida o volante Tejada foi expulso e a partir daí o jogo virou ataque contra defesa até que nos últimos minutos a Grécia conseguiu empatar e o jogo foi para prorrogação. Na prorrogação, a ineficiência do ataque grego e o desgaste físico de ambas equipes fizeram com que o placar não se alterasse e nos pênaltis o goleiro Navas conseguiu defender um pênalti e classificar a Costa Rica para as quartas de final para enfrentar a Holanda.

BRASIL: VITÓRIA NOS PENALTIS MAS DERROTA MORAL

Jogadores ajoelhados na hora dos pênaltis. Talvez pedindo que Deus agisse por eles.


Neymar foi cassado desde o inicio.
 
Já era esperado que o jogo seria muito difícil mas depois da vitória contra Camarões esperava-se algum progresso. Em campo o que se viu foi um time ansioso que sucumbiu a forte marcação do Chile.
 
 


David Luiz marcou mas não foi suficiente.

Os zagueiros brasileiros com a bola faziam lançamentos para o ataque sem passar pelo meio de campo, que resultava na maioria das vezes em perda da bola. O gol acabou saindo em bola parada. Mesmo assim o nervosismo ainda prevalecia e numa bola perdida acabamos sofrendo o empate. As alterações feitas também não deram resultado e a impressão que ficou foi que o problema é mais emocional do que técnico.



Júlio Cesar acabou sendo o herói.

A pressão de jogar em casa parece estar sendo o maior adversário brasileiro. Os choros antes das partidas e no meio delas parecem não ser só de orgulho por estar participando da Copa mas também por sentir o peso de ter que ser campeão com um time que talvez não tenha condições pra isso. Pelo menos no próximo jogo o estilo colombiano deve fazer o jogo menos brigado e mais técnico e talvez o Brasil tenha menos dificuldades para desenvolver seu jogo. É o que esperamos...

sexta-feira, 27 de junho de 2014

AGORA QUEM PERDER SE DESPEDE. E AÍ, QUEM VAI SEGUIR NA COPA?

As Oitavas estão definidas. Agora é no campo. Quem pode mais chora menos

Depois de uma fase de grupos com bom futebol e média de 2,83 gols por jogo, uma das melhores da história das Copas, tivemos algumas surpresas como Costa Rica e Grécia classificadas e decepções como Espanha, Itália, Inglaterra e Portugal que já foram eliminadas.
De qualquer forma ficaram as seleções que em campo foram melhores independente de tradição ou jogadores famosos.
E as oitavas de final com os palpites de quem se classifica ficaram da seguinte forma:
Sábado – 13hrs – Belo Horizonte - Brasil x Chile : O time do Felipão ainda não encheu os olhos do torcedor, está jogando para o gasto e tem tomado alguns sustos. O Chile tem a sua melhor seleção de todos os tempos e está motivado com a vitória e desclassificação da atual campeã Espanha. Esperamos que as mudanças na equipe deem resultado e o Brasil passe assim como fez das outras vezes que enfrentou os chilenos em Copas. Palpite: Brasil.
Sábado – 17hrs – Rio de Janeiro – Colômbia x Uruguai : A Colômbia venceu os 3 primeiros jogos porém num grupo não muito forte. Já o Uruguai se classificou no grupo da morte e deixou pra trás Itália e Inglaterra, porém perdeu seu maior craque Luis Suarez. Vai ter que se superar, coisa comum para os uruguaios. Vai ser o jogo mais equilibrado das oitavas mas na base da garra e superação o Uruguai deve passar. Palpite: Uruguai.
Domingo – 13hrs – Fortaleza – Holanda x México : Os holandeses passaram em 1º no grupo que tinha Espanha e Chile e tem o melhor ataque na 1ª fase. O México surpreendeu em comparação com a campanha nas eliminatórias e tiveram a melhor defesa da 1ª fase. Ótimo jogo pra assistir. Palpite: Holanda.
Domingo – 17hrs – Recife – Costa Rica x Grécia : O jogo entre as duas surpresas da Copa até agora, porém a Grécia se classificou num grupo mais fraco enquanto a Costa Rica venceu Uruguai e Itália e é favorita a classificação. Palpite: Costa Rica.
2ª feira – 13hrs – Brasília – França x Nigéria : A França foi um dos times que mostrou melhor futebol e responsável pelo placar mais elástico até agora. 5x2 contra a Suiça. A Nigéria classificou num grupo teoricamente fácil e não deve ser pareo para a França. Palpite: França.
2ª feira – 17hrs – Porto Alegre – Alemanha x Argélia : A Alemanha vem mostrando um bom futebol, porém historicamente não joga bem contra africanos. A Argélia foi uma das surpresas da 1ª fase e mesmo que perder está feliz por ter chegado tão longe. Palpite: Alemanha.
3ª feira – 13hrs – São Paulo – Argentina x Suiça : A Argentina não encantou até agora. Teve resultados magros mas tem Messi que dispensa apresentações. A Suiça tem como tradição as defesas fortes nessa Copa já tomou 6 gols em 3 jogos. Não deve assustar. Palpite: Argentina.
3ª feira – 17hrs – Salvador – Bélgica x Estados Unidos : A Bélgica chegou muito bem cotada e venceu os 3 primeiros jogos sem sustos. Os Estados Unidos vem melhorando a cada Copa mas não deve ser o suficiente para vencer a Bélgica. Palpite: Bélgica.
Os palpites estão aí e a graça do futebol é justamente a resenha. Então deixo o espaço aberto pra quem quiser palpitar também. Fiquem a vontade, ok? Bom final de semana com ótimos jogos a todos.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

JUSTIÇA FEITA APÓS 32 ANOS. ARGÉLIA CLASSIFICADA!

Argelinos comemorando a classificação pela para as oitavas de final pela 1ª vez em sua história.
  Em Curitiba a maior emoção do dia ficou por conta da classificação da Argélia para as oitavas pela 1ª vez em sua história em Copas. Após enorme injustiça ocorrida na Copa de 1982, onde Alemanha e Áustria combinaram o resultado de um jogo se classificando e desclassificando a Argélia que havia ganho da Alemanha na estreia, dessa vez os argelinos conseguiram empatar com a Rússia por 1x1 e se classificar para as oitavas de final. No outro jogo do grupo em São Paulo a Bélgica venceu a Coréia por 1x0 e garantiu o 1º lugar no grupo desclassificando os coreanos.

Thomas Müller comemorando o gol contra os EUA.
 Nos jogos das 13hrs, em Recife, com muita chuva e pouca vontade de jogar, Alemanha e Estados Unidos praticamente classificados não se esforçaram muito e apenas esperavam o tempo passar e comemorar a classificação. O único fato relevante foi o gol de Thomas Müller que se igualou a Neymar e Messi na artilharia da Copa com 4 gols. O resultado de 1x0 classificou os dois países já que em Brasília o jogo foi bem abaixo das expectativas. O time de Gana mais preocupado com os prêmios monetários recebidos na véspera do jogo e o time de Portugal com exceção de Cristiano Ronaldo é muito fraco.
Pepe expulso contra a Alemanha.
O jogo acabou 2x1 para os portugueses que ficaram em 3º lugar empatados com os americanos, porém perdendo no saldo de gols em virtude da goleada sofrida para a Alemanha na estreia e assim os portugueses acabaram se despedindo da Copa. Resultado que pode ser colocado na conta do zagueiro Pepe expulso contribuindo bastante para a essa goleada.
 
 
Dessa forma foram definidos os últimos confrontos das oitavas de final:
30/6 – 17hrs – Porto Alegre – Alemanha x Argélia
1/7 – 17hrs – Salvador – Bélgica x Estados Unidos
Amanhã será publicada a prévia com os palpites para todos os jogos das oitavas de final. Então não percam e aproveitem pra deixar seus palpites.
 
 

quarta-feira, 25 de junho de 2014

DEFINIDO ADVERSARIO DA ARGENTINA E EQUADOR É O ÚNICO SULAMERICANO ELIMINADO

Tivemos hoje um ótimo jogo as 13hrs entre Argentina e Nigéria. No seu 3º jogo os hermanos mostraram um futebol um pouco melhor que nos jogos anteriores e com 2 gols de Messi venceram por 3x2 a Nigéria que mesmo com a derrota acabou se classificando em 2º no grupo graças a derrota do Irã em Salvador para a Bósnia por 3x1. O jogo no estádio do Beira-Rio teve pela 1ª vez maioria azul nas arquibancadas. Pela proximidade com suas fronteiras os argentinos invadiram Porto Alegre e lotaram o estádio do colorado gaúcho.
Nos jogos das 17hrs, no Rio de Janeiro o jogo foi fraco e violento. A França foi um pouco superior ao Equador mas não o suficiente para marcar gols, esteve bem abaixo dos outros jogos. Mesmo com a expulsão no inicio do 2º tempo do jogador equatoriano Valencia, a França não conseguiu marcar gols e o jogo acabou 0x0. Os franceses deixaram uma incógnita grande em relação a seu futuro na Copa depois da boa vitória contra a Suíça por 5x2, agora já classificada acabou decepcionando contra o Equador com um jogador a menos. No outro jogo em Manaus, a Suíça fez a sua parte ganhando de 3x0 de Honduras e conseguindo conquistar a 2ª vaga do grupo.
Assim temos mais 2 jogos das oitavas definidos:
30/6 – 2ª feira - 13hrs – Brasília – França x Nigéria
1/7 – 3ª feira - 13hrs – São Paulo – Argentina x Suíça
Amanhã teremos a definição dos últimos classificados para as oitavas e na 6ª feira falaremos um pouco sobre as chances de cada um para seguir adiante na Copa.

terça-feira, 24 de junho de 2014

DEFINIDOS MAIS DOIS CLASSIFICADOS PARA AS OITAVAS DE FINAL E A GARANTIA DE UM SULAMERICANO NA SEMIFINAL

 Num jogo tenso e muito quente as 13hrs em Natal onde um erro poderia custar a volta antecipada pra casa, Uruguai e Itália brigaram bastante, talvez até mais do que jogaram bola. E de fato os erros acabaram definindo o jogo. A expulsão de Marchisio e a falha do juiz em não expulsar Suarez pode ter sido crucial para a vitória e classificação do Uruguai. O Fantasma de 1950 continua pairando por aí... No outro jogo em Belo Horizonte, Inglaterra e Costa Rica ficaram no 0 x 0 garantindo o 1º lugar aos costarriquenhos.

De tarde em Cuiabá a Colômbia entrou em campo contra o Japão com vários reservas e mesmo assim ganhou fácil por 4x1 garantindo o 1º lugar no grupo. No outro jogo em Fortaleza onde se esperava que a Costa do Marfim se classificasse com facilidade por jogar pelo empate, deu Grécia por 2x1 com um gol de pênalti discutível no ultimo minuto. Os africanos jogaram bem abaixo do que se esperava, principalmente Drogba e acabaram vendo a festa grega pela classificação. Vai ter muito prato quebrado hoje em Atenas!


Assim as oitavas de final tiveram mais 2 jogos definidos:
28/6 – 17hrs – Rio de Janeiro – Colômbia x Uruguai
29/6 – 17hrs – Recife – Costa Rica x Grécia

Do jogo entre Colômbia e Uruguai sairá o adversário de Brasil e Chile, ou seja, já temos desses quatro um sulamericano  garantido na semifinal. Esperamos que seja a seleção do Felipão.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

OITAVAS DE FINAL DEFINIDAS PARA O BRASIL - QUE VENHA O CHILE!!!



















Hoje foram definidos os 4 primeiros classificados para as oitavas de final que serão disputadas no sábado e domingo ambas as 13hrs. E conforme eu havia previsto ontem, deu a lógica. Foram 4 ótimos jogos com 14 gols marcados e com exceção do jogo Austrália x Espanha onde ambos já estavam desclassificados, os outros  jogos foram emocionantes.
 
Nos jogos das 13hrs, em Curitiba a Espanha se despediu pelo menos com uma boa vitória de 3x0 contra a Austrália. Mas o jogo não valia nada e nesse momento os espanhóis já devem estar dentro do avião voltando pra Espanha.
O jogo de São Paulo entre Holanda x Chile foi bem mais animado. Com os dois times buscando a vitória pra se livrar de pegar o Brasil logo nas oitavas, o Chile tomou a iniciativa, teve mais posse de bola, seus ótimos jogadores de meio e ataque deram trabalho pra defesa holandesa criando boas chances. A Holanda talvez pra se poupar fisicamente em virtude do calor jogou nos contra-ataques e foi muito eficiente. Acabou matando o jogo no 2º tempo com as arrancadas de Robben que tem sido o maior destaque da equipe. Dessa forma a Holanda ficou em 1º e o Chile em 2º no grupo B.
Nos jogos das 17hrs, em Recife, México e Croácia disputavam uma das vagas para a próxima fase com os mexicanos jogando pelo empate. O jogo foi equilibrado até metade do 2º tempo quando o México marcou 3 gols em 10 minutos e acabou destruindo as esperanças croatas de classificação. No final a Croácia ainda marcou o gol de honra mas o jogo acabou 3x1 com o México classificado pra pegar a Holanda nas oitavas de final.

No jogo de Brasília, o Brasil precisava ganhar e encantar, não apenas para se classificar, mas também pela necessidade de conquistar a torcida brasileira que andava desconfiada da seleção depois do empate de 0x0 com o México. O inicio mostrou progresso em relação ao ultimo jogo contra o México com o time hoje fazendo marcação pressão na saída de bola do adversário nos primeiros 20 minutos. Como era esperado, os africanos não deram o mesmo trabalho na marcação que os mexicanos e o Brasil teve mais espaço pra jogar, mas isso não significa que a seleção tenha tido facilidades no meio de campo e na defesa. As laterais ainda continuavam sendo avenidas largas e convidativas para os camaroneses que exploraram bastante as costas dos laterais. Dessa forma se desenrolou o 1º tempo terminando com o placar de 2x1 para o Brasil graças a uma atuação espetacular de Neymar marcando os 2 gols.
No 2º tempo entrou Fernandinho no lugar do Paulinho e o time ficou bem melhor. Começou a levar vantagem no meio de campo e teve mais tranquilidade pra jogar. Logo Fred marcou o 3º gol e a partir daí o time de Camarões teve pouquíssimas chances e a única preocupação era a substituição dos jogadores com cartão amarelo pra evitar o 2º cartão que poderia tira-los do próximo jogo. No final o placar de 4x1 agradou a torcida e deu mais confiança pra pegar o Chile nas oitavas de final.

Assim foram definidos os 2 primeiros jogos das oitavas de final que serão equilibradíssimos com grandes dificuldades para a seleção brasileira:
28/6 – Sabado – 13hrs. – Belo Horizonte : Brasil x Chile
29/6 – Domingo – 13hrs. – Fortaleza : Holanda x México

Daqui pra frente a derrota significa voltar pra casa mais cedo. Esperamos que o Brasil chegue até a final no dia 13/7 no Maracanã.

DEFINIÇÃO DOS CLASSIFICADOS PARA A PRÓXIMA FASE - AUMENTA A EMOÇÃO





Após as 2 primeiras rodadas da 1ª fase da Copa, estamos chegando aos momentos de definição com algumas surpresas, algumas decepções, mas principalmente muitos gols, emoção, e belos jogos. A média de 2,9 gols por jogo nessa Copa está entre as melhores da história.
A partir de hoje serão definidos os classificados de cada grupo e os cruzamentos das próximas fases. O destino de cada um até a tão esperada final no dia 13 de julho no Maracanã. De agora em diante quem perder poderá fazer as malas de volta para casa.

A seguir deixei a minha opinião sobre a situação de cada grupo, com as chances de classificação, quem decepcionou e quem surpreendeu.

Grupo A : Apesar do empate com o México, o Brasil ainda tem as melhores chances de classificar em 1º lugar. Só precisa ter contra Camarões uma atuação melhor do que no ultimo jogo. A emoção nesse grupo deve ser maior no jogo entre Croácia x México que vai definir o 2º colocado do grupo. O México joga pelo empate.
Palpite : 1º Brasil – 2º México

Grupo B : A Espanha foi de longe a maior decepção dessa copa. Com 2 derrotas pra Holanda e Chile chegou na ultima rodada contra a Austrália já eliminada. A Holanda que goleou a Espanha tem melhor saldo de gols e entra com vantagem contra o Chile para garantir o 1º lugar e se livrar de cruzar com o Brasil logo nas oitavas de final.
Palpite : 1º Holanda – 2º Chile

Grupo C : Nesse grupo a Colômbia mesmo com a ausência do seu matador Falcao Garcia já está classificada e pode se dar ao luxo de poupar alguns jogadores contra o Japão. No outro jogo a Costa do Marfim de Didier Drogba que venceu o Japão na estreia tem melhores chances de classificar contra a Grécia.
Palpite : 1º Colômbia – 2º Costa do Marfim

Grupo D : O grupo da morte teve a maior surpresa dessa copa e talvez uma das maiores de todos os tempos. Quando houve o sorteio dos grupos, só se comentava que nesse grupo tinham 3 campeões: Uruguai, Inglaterra e Itália para apenas 2 vagas. Um deles já seria eliminado logo na 1ª fase. Porém o 4º time desse grupo que quase ninguém lembrava quem era, acabou surpreendendo e a “fraca” Costa Rica chega a ultima rodada com 2 vitorias sobre os gigantes Uruguai e Itália e com vaga já garantida para as oitavas. E vai enfrentar a desclassificada Inglaterra. Quem diria hein? Graças a essa surpresa, o jogo entre Uruguai x Itália ganha ares dramáticos e quem perder vai carimbar o bilhete de volta para casa. A Itália tem melhor saldo de gols e joga pelo empate, mas o Uruguai está motivado com a vitória na ultima partida contra os ingleses com 2 gols do artilheiro Luis Suarez que retornou de contusão que o fez perder o 1º jogo contra os costa-riquenhos. Vai ser a disputa mais equilibrada dessa ultima rodada. Ambos tem tradição de crescer em momentos cruciais como esse.
Palpite : 1º Costa Rica – 2º Uruguai

Grupo E : A França já está classificada com 2 vitórias convincentes e enfrenta o Equador que precisa da vitória para se classificar. No outro jogo a Suíça pega Honduras e tem maiores chances de conquistar a 2ª vaga desse grupo. Resta saber se vão ter força para se recuperar depois da goleada tomada contra a França por 5x2. De qualquer maneira a tarefa dos suíços é bem mais tranquila que a do Equador.
Palpite : 1º França – 2º Suíça

Grupo F : O grupo da Argentina é o mais fraco dessa copa e mesmo assim os hermanos tiveram dificuldades para vencer Bósnia e Irã, mas aos trancos e barrancos com gols salvadores de Messi nos 2 jogos conseguiram garantir uma das vagas. A outra vaga deve ficar com a Nigéria que enfrenta os argentinos e pode até ficar em 1º se ganhar o jogo. O empate classifica os dois. Tá cheirando a jogo de compadres... Irã x Bósnia deve ser um jogo de despedida da Copa para os dois, a não ser que o Irã consiga vencer com bom saldo de gols e a Nigéria perder. Nesse caso o Irã classificaria. Mas se isso acontecer eu me converto ao islamismo.
Palpite : 1º Argentina – 2º Nigéria

Grupo G : Esse grupo é um dos mais equilibrados. Apesar da Alemanha ser considerada uma das favoritas a chegar nas semifinais, dentro de campo ainda não fez jus a esse favoritismo. Venceu Portugal na estreia por 4x0 mas com 1 jogador de Portugal expulso e no 2º jogo tropeçou contra Gana conseguindo um empate. Portugal pode ser considerada uma das decepções dessa copa. Mas muito se deve ao fato de Cristiano Ronaldo não estar em suas melhores condições físicas e algumas contusões de outros jogadores, além do resto do time ser muito fraco. Gana tem um bom time mas infelizmente acabou perdendo na estreia contra os americanos e depois empatando com a Alemanha jogando melhor que os adversários em ambos os jogos. Ainda tem chances jogando contra os portugueses, mas como o empate entre Alemanha e Estados Unidos pode classificar os 2, é muito provável que Gana se despeça da copa com uma vitória honrosa, porém eliminada.
Palpite : 1º Alemanha – 2º Estados Unidos

Grupo H : Um dos grupos mais chatos até agora. A Bélgica que era considerada antes do inicio da copa a provável sensação pelos ótimos jogadores que tem em seu elenco, tem feito jogos entediantes, porém eficientes. Venceu os 2 primeiros jogos e já garantiu vaga na próxima fase. A segunda vaga vai ser disputada no jogo entre Rússia x Argélia. A vitória da Argélia por 4x2 contra a Coréia do Sul, que por incrível que pareça foi o jogo com mais emoção nesse grupo, garantiu aos argelinos a vantagem do empate contra os russos que empataram na estreia contra os coreanos e perderam da Bélgica.
Palpite : 1º Bélgica – 2º Argélia

Assim, seguindo os palpites acima, as oitavas de final ficariam da seguinte forma:
Brasil x Chile
Colômbia x Uruguai
França x Nigéria
Alemanha x Argélia
Holanda x México
Costa Rica x Costa do Marfim
Argentina x Suíça
Bélgica x Estados Unidos

Quem quiser pode dar seus palpites, acrescentar ou discordar. Fiquem a vontade. Afinal a Copa só acontece de 4 em 4 anos e como todo brasileiro adora futebol e adora uma resenha os espaço está disponível.